Desenvolvendo projeto na Sala de TI


“MAIS IMPORTANTE QUE SABER É NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE APRENDER”

(PAULO FREIRE)

Tudo começou com o curso das TICs, que estamos fazendo na escola. A necessidade de introduzir o conteúdo de sala com a sala de informática.

Elaborar aulas na sala de informática não é muito difícil, pois para eles, lá tudo é muito legal.
Mas tentamos fazer com eles percebessem que além de prazeroso a informática nos ajuda no nosso dia a dia de diferentes formas, como ferramenta de trabalho, lazer e comunicação. Um desafio no contexto ao qual eles vivem.

Foi o que tentamos fazer nesta aula.

A oportunidade surgiu, a professora de Educação Física Roseli que possui uma ideologia de brincar e aprender muito interessante, que faz das aulas de Educação Física uma brincadeira séria, teve que se licenciar por decorrência de seus filhos adoeceram e se internarem no hospital infantil. Com isso a turma ficou muito sensibilizada com a situação. Um momento difícil mas com muito significado.
Poder se comunicar com a professora tão querida e respeitada passou a ser uma necessidade, verificar se ela estava bem, manifestar a vontade de de desejar saúde para seus filhos E foi isto que aconteceu.
Em sala discutimos a situação, escrevemos uma carta, que no dia seguinte foi digitada e enviada via e-mail, com umas fotos do momento em anexo.

Para alguns, foi tarefa fácil, para outros nem tanto, digitar precisa uma habilidade ainda pouco estimulada por estes pequenos estudantes, letras sumiam e apareciam do nada, pontos, vírgulas, acentos que não localizavam no teclado. Ansiedade se misturava com alegria, curiosidade. Interesses diferentes se misturam, surgem conflitos. Quem já havia escrito esperar o outro, quem não escreveu, esperar a sua vez de trabalhar.

As coisas foram acontecendo, batemos fotos trabalhando e com a turma toda na sala. Enviamos o email. Esperamos resposta, não apareceu. Fomos para a sala de aula e usamos o celular para contar que já havíamos postado o email. Queríamos saber porque a resposta não vinha. O jeito era conversar com a Professora. Uma criança da escola foi escolhida pela turma, Roseli atendeu, os demais alunos ficaram quietos como se pudessem ouvir a conversa telefônica, após a conversa todos queriam saber oque haviam falado, e imagina vindo da Roseli apareceu um monte de idéias e recados, aluna que falou ao telefone muito a vontade relatou algumas situações vivenciadas pela turmas nos últimos dias e a nova relação com o professor substituto.

A turminha está aguardando uma resposta via email. Mas como o email não é o único jeito de se comunicar, começamos ainda hoje a escrever uma carta. Que eu a professora de sala levará na próxima visita ao hospital. As tecnologias estão presente em todos os momentos de nossas vidas, desde as mais tradicionais como o quadro giz até a internet.

Uma observação a resposta do email, já foi postada pela professora e tem mais atividades pela frente não acabou.

Acredito que a aula foi um grande aprendizado, estímulo a alfabetização e descobertas de um novo mundo.